terça-feira, julho 15, 2014

CURSO: "Técnicas de Reportagem para TV"

CURSO
Jornalista ministra atualização de Técnicas de Reportagem pra TV


A busca pela padronização de reportagens, para que emplaquem nas emissoras cabeça de rede é um objetivo de todo repórter que atua em televisão. A matriz sempre espera um material no mesmo padrão de locução, texto, imagens e edição, mas infelizmente muitos locais do Brasil não aparecem por falta desta padronização. Para isso o Jornalista Santiago Roa Junior, radicado em Cacoal, ministra na próxima semana o curso intensivo que possibilitará a atualização para profissionais que já atuam na área bem como a inicialização que quem almeja trabalhar como repórter.

O curso abordará o seguinte conteúdo: História do Jornalismo, O Telejornalismo, A Pauta, Som e Imagem, Seleção de Informações, Encaminhamento da Matéria, O texto no telejornalismo, Passagem, Estruturação da matéria (Off, sonora, passagem, contra-plano, ao vivo e outros elementos), Fechamento, Locução, Pré-edição, Apresentação do Material.

Com carga horária de 18 horas aulas, a atividade acontecerá na sede da TV Meridional - Band, a partir do próximo dia 21. As aulas serão de segunda-feira a sexta-feira das 19hs às 22hs e o encerramento no sábado pela manhã das 8hs às 11hr. As vagas são limitadas e a certificação do curso será pela Associação de Imprensa de Cacoal (ACI),  tendo no mínimo 70% de freqüência, sendo o primeiro de vários cursos futuros na área da Comunicação Social.

Com o objetivo de capacitar estudantes e profissionais de comunicação nas coberturas jornalísticas na televisão, bem como, vivenciar e praticar as técnicas do cotidiano do telejornalismo através da elaboração de matérias em campo, o curso já é procurado por cidades vizinhas. "Neste curso os alunos receberão teoria e prática para desenvolver a pauta e elaborar a matéria. Posteriormente, a matéria editada é encaminhada a cada aluno com as considerações do professor ressaltando pontos positivos e negativos de seu material", explica Santiago. "Na próxima semana estarei ministrando o curso em Pimenta Bueno para os profissionais da cidade e queremos expandir para quem tiver interesse", comenta.

Inscrição
Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: santiagoroajunior@gmail.com ou na sede da TV Meridional Band, situada a Avenida Marechal Rondon 880, esquina com Rua Antônio de Paula Nunes. O investimento é de R$250,00 para profissionais, simpatizantes e estudantes de jornalismo. Filiados a ACI o investimento é de R$150,00. "Visando fortalecer o evento, uma promoção foi lançada, onde o inscrito que trouxer mais um aluno tem 50% de desconto", informa o professor.
O evento é patrocinado pela Band TV Meridional, com apoio do Studio R, Laís Calgaroto Presentes, Gasoline Beer, News Rondônia, Ponto X, Jornal Tribuna Popular e Hangover Pub e é aberto para profissionais de todas as emissoras", completa Santiago.

Quem é Santiago
O jornalista também é professor universitário desde 2002, onde Coordenou os Cursos de Comunicação Social da Ulbra de Ji-Paraná, foi docente da Uniron em Porto Velho e do Curso Técnico de Rádio e TV da Fundação Rede Amazônica, na capital do Estado. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo IVE/MT, Santiago é Especialista em Docência do Ensino Superior pela Ulbra/RS. Com 23 anos de carreira ele acumula o registro de Radialista Profissional de AM, FM e Narração Esportiva, bem como atua em Rádio, TV, Assessoria de Comunicação Integrada e Jornal Impresso, além de ser Diretor de Curtas Metragens com alguns prêmios recebidos e Roteirista.

Ao longo da carreira participou desempenhando diversas funções em 11 campanhas políticas, onde no Estado fez o planejamento da eleição de Alex Testoni, mais votado na época como Deputado Estadual e o último feito foi a vitória de Mauro Nazif pela prefeitura de Porto Velho. Agora residindo em Cacoal o jornalista reabre o leque de atuações totalmente voltado ao interior com outras atividades que o profissional desenvolve como Stand Up Comedy e como produtor musical.