
terça-feira, março 31, 2009
domingo, março 29, 2009
terça-feira, março 24, 2009
PATO BRANCO, DAÍ!

Quando disse a alguns amigos de São Paulo que me mudaria para Pato Branco, começaram a rir. Fiquei sem graça e perguntei-lhes o motivo do riso. Eles me responderam com um sonoro “Pato Branco, daí” e, de um modo descontraído, disseram que eu iria viver na “terra da Bozena”. “Quem é essa?” – perguntei, sem entender. “Mas você não a conhece?”, responderam eles, “nunca assistiu ao programa Toma lá, dá cá?”. Respondi que não e eles recomendaram que eu o assistisse, para conhecê-la. O fato é que não o assisti de imediato e a reação de meus amigos ficou gravada em minha memória, intrigando-me. O que afinal queria dizer “Pato Branco, daí”? Fiquei me perguntando isso, até que, em uma de minhas viagens a esta cidade, onde agora moro, percebi que muitas pessoas costumam pronunciar um pitoresco “daí” em suas falas, especialmente no final das frases. Para o ouvido desacostumado – como era o meu – não foi tão fácil assim captar de imediato o significado e a função dessa palavrinha. Foi preciso conversar um pouco com as pessoas e ouvi-las atentamente. O curioso é que, com a convivência, parece que eu mesmo começo a querer soltar os meus próprios “daís”!
O programa “Toma lá, dá cá”, eu o assisti apenas depois. Pude perceber que a Bozena é, de fato, muito interessante e engraçada, tendo o mérito de divulgar o nome da cidade de Pato Branco no Brasil inteiro e também fora dele. Entretanto, a forma humorística e caricata como a personagem utiliza a palavra “daí” pode dar a impressão de que ela não tem significado, de que seu uso é aleatório, tratando-se apenas de um vício de linguagem. Ora, quem quer que preste o mínimo de atenção aos falares de Pato Branco – e mesmo aos de outras cidades próximas – vai perceber que nada disso se confirma. O “daí” tem sim um significado e desempenha na frase uma função sintática que o afasta muito de um mero vício de linguagem. Vejamos como isso se dá em algumas situações.
1) Poucos dias após minha mudança para Pato Branco, depois de conversar ao telefone com uma colega de trabalho e lhe expor as dificuldades de alguém que está organizando a vida em uma nova cidade, ela – muito gentilmente – me diz: “liga pra gente, daí, se você precisar de alguma coisa”.
2) Ao passar com minhas compras pelo caixa do supermercado, a atendente me pergunta: “vai precisar de ajuda para levar as caixas de leite?”. Respondo que sim e adiciono que meu carro está no estacionamento, do outro lado da rua. Mediante minha resposta, ela se volta para o rapaz empacotador e diz: “você ajuda ele, daí”.
3) Em uma loja de roupas, após ter provado e escolhido alguns artigos, dirijo-me ao caixa acompanhado de uma vendedora. Ela pega uma máquina calculadora, faz a soma dos valores a serem pagos e comunica o total a uma senhora – provavelmente a dona da loja – que está atrás do balcão. A senhora, por sua vez, responde, apontando para um talão de notas fiscais: “coloca aqui, daí”.
4) Na sala de espera de um consultório médico, observo que duas senhoras conversam. Falam tão alto que não posso deixar de ouvir o que dizem. Uma delas, comentando sua rotina, diz para a outra: “saio para trabalhar e deixo os filhos em casa. Mas eles não fazem o serviço. Não fazem! A gente tem que morrer ou se matar, daí”.
Percebe-se, em todas essas situações, que a palavra “daí” equivale, aproximadamente, à palavra “então”. De acordo com o dicionário Aurélio, a palavra “então” é advérbio e pode significar “nesse caso”. Se o leitor experimentar substituir “daí” por “então” ou pela expressão “nesse caso” nos exemplos citados, verificará que não há grandes prejuízos na significação. Esse pequeno experimento confirma a equivalência aproximada entre as duas palavras e permite afirmar que “daí”, assim como “então”, funciona sintaticamente como advérbio e significa “nesse caso”.
Longe de ser mero vício de linguagem sem significado e sem função sintática, percebe-se que a palavra “daí” se constitui, ao mesmo tempo, como verdadeira marca da identidade linguística pato-branquense e como interessante contribuição para o enriquecimento do português falado em nosso país. É Pato Branco, daí.
Anselmo Lima, doutor e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, professor de Linguística no curso de Letras da UTFPR – campus Pato Branco.
segunda-feira, março 23, 2009
domingo, março 22, 2009
DE MALA E CUIA!

AMIGOS INTERNAUTAS!

quinta-feira, março 19, 2009
ESSA MINHA MÃE MANDOU!
O paulista não resiste e diz:
- Você sabia que a preguiça é um dos sete pecados capitais?
E o baiano, sem se mexer, responde:
- A inveja também!!!
CIDADE MINEIRAS BY JACINTO!

Prezado amigo TEÓFILO OTONI.
Nesta VIÇOSA manhã de primavera, de onde se contempla um BELO HORIZONTE, um CAMPO BELO e MONTES CLAROS, e, ainda, neste ambienteFORMOSO de nossa terra, quando se pode contemplar também, pela madrugada, aESTRELA DALVA, escrevo-lhe para colocá-lo a par dos últimos acontecimentos.
No âmbito familiar, a nossa prima LEOPOLDINA, ESPERA FELIZdar a LUZ a seu primeiro filho que, se for homem, se chamará ASTOLFO DUTRA eJANUÁRIA, se mulher. Para cuidar do rebento, ela contará com abnegação da sua governanta MOEMA. Mas, enquanto ela aguarda seu bebê, lava roupa tranqüilamente nas BICAS existentes em um RIO NOVO, afluente do RIO ACIMA, que passa pelas terras de DONA EUZÉBIA, naquele LARANJAL, perto da CAPELA NOVA, onde, na hora do RECREIO, a meninada sobe na PONTE NOVA, para pescar LAMBARIe PIAU e soltar PAPAGAIOS.
A prima NATÉRCIA comprou uma casa na rua ANTONIO DIAS, perto da casa do ANTÔNIO CARLOS. Você já sabia? Orou a Jesus de NAZARENOem agradecimento, ajoelhada aos pés da SANTA CRUZ DO ESCALVADO no alto doMONTE SIÃO, que fica lá para as bandas da GALILEIA, às margens do MAR DE ESPANHA.
Lembra-se daquelas pedras da tia MARIA DA CRUZ que você queria comprar? Ela resolveu vendê-las, menos a PEDRA AZUL, porque ela diz ser a mais bonita e valiosa.
Quanto aos aspectos sociais e religiosos, temos novidades.
Na próxima semana, o CÔNEGO MARINHO, da diocese deVOLTA GRANDE, vai fazer a Festa de SÃO TOMAS DE AQUINO. Se você quiser aparecer será um grande prazer. A nossa prima VIRGINIA é quem será a responsável pelo evento. Vai ter missa celebrada pelo reverendo local, em honra ao Santíssimo SACRAMENTO. De manhã, o bispo DOM SILVÉRIO irá crismar as crianças. Depois haverá um show com o Agnaldo TIMOTEO e também com as TRÊS MARIAS. Em seguida, a Banca Musical SANTA BÁRBARA, sob a regência do maestro BUENO BRANDÃO, executará o GUARANI, de Carlos Gomes. Depois o Barão de COROMANDELfará a saudação ao aniversariante. A festa era para ser no mês que vem, mas todas as datas do cantor estavam preenchidas. As primas SERICITA e AZURITA vão fazer a comida. Como prato principal teremos PERDIGÃO e PERDIZES à milanesa ePATOS DE MINAS ao molho pardo. De sobremesa teremos compota de MANGA, tendo sido escolhida a UBÁ, por ser mais saborosa, pêssego em CALDAS e, ainda, licor dePEQUI.
À noite, haverá um baile no OLIVEIRA Country Clube, ao som da orquestra do maestro MATIPÓ, tendo como principais solistas os renomados músicos IBIRACI ao saxofone e NEPOMUCENO ao trompete. Será uma boa ocasião para os convidados exercitarem os seus PASSOS ao ritmo de boleros e rumbas.
Mudando de assunto, na fazenda, perto de TUMIRITINGA, RESPLENDOR E CONSELHEIRO PENA, fizemos algumas reformas.
O CURRAL DE DENTRO estava com o telhado estragado, com problemas no madeirame e tivemos que trocar as vigas. Desta vez colocamosCANDEIAS, por ser madeira de muita durabilidade, todas compradas do CORONEL XAVIER CHAVES. Com a sobra da madeira ainda reformei a PORTEIRINHA que dá entrada para o quintal. Estou também reformando a CAPELINHA de SENHORA DE OLIVEIRA, para comemorar o aniversário de LIMA DUARTE. Na festa estarão presentes o CORONEL MURTA, o PRESIDENTE WENCESLAU, o JOÃO MONLEVADE, oCORONEL FABRICIANO, o CAPITÃO ENÉAS, o CAPITÃO ANDRADE. o BARÃO DE COCAIS, o Barão de BARBACENA, e várias outras personalidades. Dizem que até oTIRADENTES pretende comparecer. Mas ele ficou meio aborrecido, porque queria que a festa fosse em SÃO JOÃO DEL REI. Só não poderá comparecer o VISCONDE DO RIO BRANCO porque ele está em CAMPANHA política. Iremos cobrar um valor simbólico como entrada, para reverter em benefício dos desabrigados da chuva, mas apenas uma MOEDA de PRATA.
Vou lhe dar outra grande notícia, o jovem Padre Fabio, mudou-se para AYMORES, onde ficará um bom tempo, perto do ENGENHO NOVO, naqueles barrancos cheios de FORMIGA, um empregado nosso descobriu MINAS NOVAS de OURO BRANCO, OURO PRETO e ESMERALDAS, portanto será uma NOVA ERA e uma BOA ESPERANÇA para todos nós. Infelizmente, por causa dessa riqueza, a violência já começou a aparecer na região. Um homem de TRÊS CORAÇÕES foi morto por um garimpeiro, usando uma faca de TRÊS PONTAS, porque ele havia descoberto uma enorme TURMALINA e também uma pedra de RUBI, de menor tamanho, mas muito valiosa..
Na área do desenvolvimento, a dona CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO, proprietária da usina açucareira de URUCÂNIA, quer aumentar a fábrica e incrementar a produção de açúcar, mas para isso precisará de mais energia elétrica. Assim, tem um projeto de construir uma usina hidroelétrica aproveitando as quedas dágua da CACHOEIRA DO CAMPO, formada pelo rio PIRANGA, mas o senhor RESENDE COSTA, que é o chefe do IBAMA na região, quer embargar a obra, alegando impacto ambiental.
Falarei agora da nossa justiça.
Chegou um JUIZ DE FORA, chamado EUBANCK DA CÂMARA, para ocupar o lugar de BIAS FORTES, que terminou o seu mandato. Mas oCONSELHEIRO LAFAYETE, acompanhado de RAUL SOARES, pediu ao GOVERNADOR VALADARES para interceder junto ao PRESIDENTE BERNARDES para efetivar naquele cargo o SENADOR FIRMINO, que muito fez por nós. Ele foi DESCOBERTO ainda novo, tanto que sequer usava sapatos, usava ALPERCATAS, quando estava na companhia do CORONEL PACHECO, na famosa LAGOA DA PRATA, depois daquela GOIABEIRA e daquela árvore de JANAÚBA da fazenda POUSO ALEGRE, onde tem aquela VARGINHA,às margens do RIBEIRÃO VERMELHO.
Ele se tornou um homem sério e honesto, sendo de muito valor para a nossa causa.
Quanto à lagoa a que me referi, dizem que ela contém ÁGUA BOA, tanto que o Aleijadinho teria se curado dos seus males tomando banho nela, por isso passou a ser chamada de LAGOA SANTA. Dizem que um cego também lavou os olhos naquelas águas e voltou a enxergar, mas ele atribuiu esse milagre a SANTA LUZIA.
Outro dia encontrei o BETIM, a MARIA DA FÉ e a ALMENARAnadando nas ÁGUAS FORMOSAS da LAGOA DOURADA, e lhe mandaram lembranças. A lagoa fica nas terras de PEDRO LEOPOLDO, onde ainda tem mais SETE LAGOAS.
Avisam que estarão viajando para ALÉM PARAÍBA no próximo feriado de SANTOS DUMONT..
Também lhe mandam um grande abraço o DIOGO VASCONCELOS e o JACINTO...
Agora, vou lhe contar as fofocas.
O FRANCISCO SÁ teve um desentendimento com o JOÃO PINHEIRO por causa daquela LAJINHA que faz o SALTO DA DIVISA das terras dos dois fazendeiros com as terras da MARIANA, às margens do Rio PARACATU, porque dizem que ali tem muita MALACACHETA.
A coisa andou quente. Um deles, não sei qual, queria agredir o outro com um MACHADO. Ainda bem que o coronel MATEUS LEME chegou na hora e evitou o PATROCÍNIO de uma morte desnecessária, e, ainda, promoveu uma NOVA UNIÃO dos dois.
E tem mais.
O ELOI MENDES me contou, confidencialmente, que o Dr.CARLOS CHAGAS está de caso com a CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS. A CÁSSIA, que é muito linguaruda, contou para a mulher dele, dona CRISTINA, que, imediatamente queria a separação e iria mudar-se para DIAMANTINA. Mas a dona MERCÊS, que é muito benquista por todos, conseguiu convencê-la a não tomar essa medidaEXTREMA, e lhe propôs que aguardasse a chegada do seu primo, MARTINHO CAMPOS, que é um homem de mãos de FERROS, para ouvir o seu conselho. Ele achou que seria uma missão muito ESPINOSA, mas, ainda assim, aceitou o desafio. Sendo ele também um homem ponderado, sugeriu ao marido que pedisse PERDÕES à sua esposa, na presença do PADRE PARAÍSO, e assim foi feito e tudo teve um BONFIM.
Depois desta CONTAGEM dos fatos, damos graças a SENHORA DOS REMÉDIOS, SANTO ANTÔNIO DO AMPARO, SANTO ANTÔNIO DO GRAMA e SÃO TIAGO, que têm sempre protegido a nossa família, para que nossas lutas tenham sempre um BOM SUCESSO.
Terminando, receba um forte abraço do seu primo,
MATIAS BARBOSA
terça-feira, março 17, 2009
DIA 18 (QUARTA-FEIRA) TEM TRANSMISSÃO

ESTAMOS DE MALAS PRONTAS PARA CAMPINAS (SP)! A PARTIR DAS 19 HORAS ENTRAMOS EM CAMPO PELA 93,7 MHz
CLUBE CIDADE FM OU PELO www.clubecidadefm.com.br
(clica em Ji-Paraná, abre outra página e clica em "no ar")

REPORTAGEM: VALTER FERNANDES (esquerda)
PLANTÃO ESPORTIVO: MARCUS VANUCCHI
COMENTÁRISTA CONVIDADO SURPRESA
domingo, março 15, 2009
NOVO COLABORADOR - CELSO GOMES

BATENDO COLOCADO - EDIÇÃO DE DESPEDIDA!!!
EDIÇÃO ESPECIAL
Amigos leitores!
Esta edição da Coluna Batendo colocado tem um gosto de despedida com pitadas de até breve. Eu explico!
Partindo do princípio que o mundo da voltas, parto para uma nova missão em minha vida. Estou de mudança para a Capital Porto Velho para encarar um novo desafio para galgar outros degraus na escala evolutiva de minha vida profissional. Ao lado de minha parceira, esposa, eterna namorada e amante, a Jornalista Luciane Machado, estaremos apostando numa etapa que vai gerar uns desconfortos pela distância inicial, mas na certeza que em breve estaremos mais juntos do que nunca para tocarmos a vida.
EDIÇÃO ESPECIAL – 2
Nisso tudo só tenho a agradecer a Folha de Rondônia, na pessoa do Seo Raimundo, Rony Viana que fez o convite, Roberto Gutierrez, Valdir Costa, Chico Limeira o meu editor de esportes e todos os colegas deste importante jornal. Comecei a saga em novembro de 2006 e sem férias tocamos o barco até aqui.
Eu deixo de escrever esta coluna, mas deixo um herdeiro como colaborador da Folha. Fábio de Souza assume este espaço, sem salário, apenas como amante do jornalismo impresso! Como é a vida, sai um colorado e entra um gremista... Só pode ser castigo!
Mas vamos aos assuntos!
PONTE X VEC
A Rádio Clube Cidade FM está de malas prontas para transmitir o jogo: Ponte Preta X VEC, direto do Estádio Moisés Lucarelli em Campinas (SP). Narração: Luciano Santiago, Reportagem: Valter Fernandes, Plantão Esportivo: Marcos Vanucchi e comentários de um convidado especial. O time da Clube Cidade e a equipe 10 do Futebol entra no ar ás 19 horas horário local e manda ver nas informações do jogão de bola onde o Lobo do Cerrado tentará espantar a Macaca que está e crise.
PONTE X VEC – 2
Esta transmissão conta com o apoio de importantes empresas e amantes do futebol. Agradeço aqui ao Deputado Federal Anselmo de Jesus (PT), Vice-Governador João Cahula, Top Com Celulares, PAX Nacional, Auto Posto 2000, Matsuda, Via Embratel e Jirauto FIAT. Para fazer parte deste time campeão, ainda dá tempo. Ligue para 9232-1990 e fale com nosso departamento comercial do programa Clube dos Esportes e seja um parceiro desta super transmissão.
PONTE X VEC – 3
Agora analisando no futebolês, vamos fazer uma espécie de análise SWOT, vendo as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças das duas equipes. Vamos destrinchar:
Forças da Ponte Preta: Ritmo de jogo que ajuda muito na questão do preparo físico. Apoio da torcida jogando em seus domínios e tradição no futebol nacional sendo considerado um dos grandes. Aranha em mais uma noite inspirada.
Forças do VEC: Vai ao jogo com franco atirador. Sem obrigação de vencer os jogadores podem jogar um futebol leve e bonito e até surpreender. Edílson liberado. Ousadia de Ivair Censi no comando do time.
Fraquezas da Ponte Preta: Saída do último treinador Sérgio Soares e resultados ruins pelo paulistão com duas derrotas seguidas. Isso pode abalar o elenco que vai com a obrigação de vencer e isso pode ser ruim para os planos da macaca.
Fraquezas do VEC: Problemas financeiros que podem abalar o time na hora do “Vamo Vê!”.
Oportunidades da Ponte Preta: Tentar golear o VEC em seus domínios espantando a “uruca” e fazendo as pazes com a incomodada torcida. Danilo Neco e Márcio Mexerica acertarem o pé na partida complicando a vida do goleiro Rocha.
Oportunidades do VEC: Chegar como “cachorro morto” e ressuscitar aprontando com um 3-5-2 que pode complicar. Edílson liberado para o meio campo pode soltar Marcelo Soares com Souza no ataque e aprontar a correria. Souza, Thiaguinho e os zagueiros grandalhões serem abençoados com uma melhor pontaria.
Ameaças da Ponte Preta: Jogar mediocremente como jogou em Vilhena. Um time que tira pontos do São Paulo passou sufoco no 2x1 em cima do VEC. Todos esperavam mais diante um time sem ritmo de jogo e com 85% de sua capacidade física, conforme declarou o preparador físico do VEC.
Ameaças do VEC: Amarelar no Moisés Lucarelli, possivelmente com dimensões maiores, ainda em fase de busca pelo ritmo de jogo. Outra ameaça é que jogadores joguem para eles, dando espetáculo em busca de contratos melhores e se esqueçam do coletivo e do mais importante que é o sucesso do time.
ESTADUAL 2009
Ontem começou o Campeonato Estadual de Futebol Profissional, temporada 2009. O primeiro jogo foi no Portal da Amazônia entre VEC x Rolim de Moura. Até o final desta edição não temos o resultado do jogo. Esperamos que ninguém se machuque pelo lado do VEC para chegar inteiro na partida de volta da Copa do Brasil.
Muitos dizem que o jogo VEC X Rolim de Moura, na abertura do certame será a final antecipada. Será?
HOJE MAIS TRÊS JOGOS
Espigão x Pimentense – O Espigão com a experiência do Técnico Orlando Bianchini pode passear em cima do Pimentense que perdeu os dois amistosos diante a times amadores. O jogo será um termômetro apresentando a ruindade do CAP ou a ruindade geral dos times.
Ariquemes x Jaruense – Parece que o Ariquemes vem melhor no papel. Com César matador e outras figuras conhecidas do time a equipe encara a caseira Jaruense. Com alguns destaques: Iderley e Beto, o time de Jaru pega fora de casa pela segunda vez consecutiva o Ariquemes, conforme a edição de 2008. Naquele jogo a torcida do Ariquemes ficou na bronca.
Genus x Shallon – Recuperado e de volta a elite, o Shallon estréia com um técnico considerado exaltado pela imprensa caripuna. O time é um incógnita, mas pode se dar bem diante do Genus que sofre a ameaça de ter uma greve dos jogadores por falta de pagamento e podem nem entrar em campo. O Genus que teve pré-temporada em Goiânia também sofre na organização extra campo, apenas oito jogadores estão liberados pela FFER.
ABRAÇOS
Não vou nominar para evitar injustiças nesta derradeira edição sob meu comando. Obrigado a todos e continuem lendo meu blog e ouvindo a Clube Cidade FM, 93,7 MHz com o Programa Clube dos Esportes onde participarei com um bloco especial direto de Porto Velho.
Acessem: www.santiagoroajunior.blogspot.com e www.clubecidadefm.com.br, clica em Ji-Paraná, depois clica em “No Ar” e acompanhe nosso programa de segunda a sexta-feira do meio dia ás 13 horas.
Valeu gente e fiquem com Deus!
sexta-feira, março 13, 2009
INTERNAUTA LIGADO!!!
quinta-feira, março 12, 2009
SEÇÃO ABRAÇO!!!
segunda-feira, março 09, 2009
ESSA RECEBI DA COMADRE DORA CECONELLO!
M E R D A
(Nem o Aurélio definiu tão bem)
A palavra mais rica da língua portuguesa é a palavra MERDA.
Esta versátil palavra pode mesmo ser considerada um coringa da língua
portuguesa.
1) Como indicação geográfica 1:
Onde fica essa MERDA?
2) Como indicação geográfica 2:
Vá a MERDA!
3) Como indicação geográfica 3:
17:00h - vou embora dessa MERDA.
4) Como substantivo qualificativo:
Você é um MERDA!
5) Como auxiliar quantitativo:
Trabalho pra caramba e não ganho MERDA nenhuma!
6) Como indicador de especialização profissional:
Ele só faz MERDA.
7) Como indicativo de MBA:
Ele faz muita MERDA.
8) Como sinônimo de covarde:
Seu MERDA!
9) Como questionamento dirigido:
Fez MERDA, né?
10) Como indicador visual:
Não se enxerga MERDA nenhuma!
11) Como elemento de indicação do caminho a ser percorrido:
Por que você não vai a MERDA?
12) Como especulação de conhecimento e surpresa:
Que MERDA é essa?
13) Como constatação da situação financeira de um indivíduo:
Ele está na MERDA...
14) Como indicador de ressentimento natalino:
Não ganhei MERDA nenhuma de presente!
15) Como indicador de admiração:
Puta MERDA!
16) Como indicador de rejeição:
Puta MERDA!
17) Como indicador de espécie:
O que esse MERDA pensa que é?
18) Como indicador de continuidade:
Tô na mesma MERDA de sempre.
19) Como indicador de desordem:
Tá tudo uma MERDA!
20) Como constatação científica dos resultados da alquimia:
Tudo o que ele toca vira MERDA!
21) Como resultado aplicativo:
Deu MERDA.
22) Como indicador de performance esportiva:
O Vasco não joga MERDA nenhuma!!!
23) Como constatação negativa:
Que MERDA!
24) Como classificação literária:
Êita textinho de MERDA!!!
25) Como situação de 'orgulho/metidez' :
Ela se acha e não tem 'MERDA NENHUMA!'
26) Como indicativo de ocupação:
Para você ter lido até aqui, é sinal que não está fazendo MERDA nenhuma!!!
domingo, março 08, 2009
RESPOSTA AO INTERNAUTA EDU!
sábado, março 07, 2009
BATENDO COLOCADO!
MANTENDO A TRADIÇÃO
Olá amigos leitores!
Esta semana o futebol de Rondônia, que ao longo dos anos vai galgando degraus importantes em seu desenvolvimento, consegue mais uma proeza. Mais uma vez nossos representantes conseguem garantir o jogo de volta na Copa do Brasil.
Parece pouco, mas é muito para quem faz futebol nas condições que conhecemos e com o apoio recebido no Estado. Depois de Ji-Paraná, União Cacoalense, CFA, Ulbra Ji-Paraná e Ariquemes, chega à vez do VEC figurar na lista de times que garantiram a partida de volta e com chances de passar adiante na Copa do Brasil.
Apenas Guajará (2001), Pinheiros (2000) e Palmares (1995) de Rondônia ficaram no jogo de ida em suas participações. O Ji-Paraná que participou de oito edições ficou na primeira fase apenas em 1997 e 1999 sem fazer o jogo de volta, sendo eliminado no primeiro jogo.
VEC X PONTE PRETA
Sendo curto e grosso, tem gente que diz que a Ponte não jogou nada. Eu penso que o VEC com suas limitações de tempo curto de preparo, falta de ritmo de jogo, apavorou pra cima da “macaca”. Mesmo sem contar com o meia Edílson (Ex-Jaruense) que não estava liberado por atuar no futebol Hondurenho, o time foi bem. Com o reforço do baixinho, e mais preparado fisicamente, com mais um jogo (abertura do Estadual), poderá aprontar no Moisés Lucarelli no próximo dia 18.
PONTE PRETA X VEC
Confesso que cheguei a pensar que a Ponte Preta golearia, por estar com ritmo de jogo, atuando na elite do futebol estadual via Paulistão ao encarar um frágil time dos rincões do Brasil que se preparou jogando contra catados municipais. Enganei-me pelo que vi na última quarta-feira no Portal da Amazônia. Vi um time aguerrido, concentrado e com vontade. Passei a admirar o estilo Ivair Censi e mesmo sabendo que será muito difícil em Campinas, tenho a certeza que o VEC não largará o osso diante a Ponte Preta.
TRATAMENTO VIP
Eu tinha prometido a mim mesmo não voltar a Vilhena, mas apostei na renovação. Parabéns ao presidente Carlos Ney Balestrin pela organização enquanto mandante de campo. Parabéns ao assessor de imprensa França pela atenção, cuidado e empenho com a imprensa. Tivemos mesa, duas mesas por sinal para nossos equipamentos, cadeiras, eletricista, povo da Brasil Telecom a disposição, boa localização para as cabines e tudo correu perfeitamente bem no jogo.
Parabéns diretoria do VEC! Em nome da nossa equipe, adoramos a receptividade e voltaremos com toda a certeza.
POVO COMPORTADO
A nova recomendação de não vender bebida alcoólica nos estádios é uma maravilha. No jogo da última quarta-feira tudo correu normalmente, com a paixão do torcedor de forma comedida e ordeira. A alegria foi extravasada e com nenhum sinal de violência que eu tenha visto. Colegas comentaram que apenas em um momento de exaltação de um pai com um torcedor que pisou no pé de seu filho, fez com que um PM apaziguasse a situação via conversa. Após a intervenção os torcedores aplaudiram a ação e a paz que voltou a reinar na arquibancada. Legal e exemplar isso no estádio!
DICÁ
Dois astros do futebol nacional abrilhantaram o Portal da Amazônia na noite da última quarta-feira. Discretos rodaram pelas dependências do Estádio e trabalharam naquela noite.
Dicá, que jogou com Pelé no Santos, passou pela Portuguesa e pela Ponte Preta, é diretor do time campineiro e veio pela primeira vez a Rondônia, onde enalteceu a receptividade do povo de Vilhena.
CARLOS GALLO
Carlos Gallo, goleiraço da Copa de 86, herói do Corinthians, Ponte Preta, Atlético Mineiro e diversas equipes por onde passou é hoje treinador de goleiros e responsável pelo sucesso do arqueiro Aranha que fechou o gol no jogo. Carlos foi técnico do Juventude (MT) e disse que tem vontade de atuar no Norte do Brasil. Carlos é Bacharel
AFONSO LOCKS
O símbolo da crônica esportiva e doente pelo VEC, nosso colega Afonso Locks estava em campo sem o famoso copo de gelada. Comportado e roendo o que tinha de unhas quase teve um treco com o gol de Souza e com as defesas milagrosas do goleiro “pontepretano” Aranha. Pra não dizer que o Afonso estava perfeito neste jogo, fica só a reclamação do narrador que emprestou a cadeira para ele, que quase foi sufocado com o “palheiro” que foi consumido nos 90 minutos de jogo.
- Afonso, pelo menos duas notícias boas: Dá pra chegar diante a Ponte e nosso Inter venceu o União! Abraço!!!
BETO
O goleiro Beto, um dos heróis da história da Ulbra agora é da Jaruense. Falei com ele na saída da faculdade na última sexta-feira e confiante disse que a Jaruense vem com muita vontade para este Estadual. O goleiro teceu elogios ao zagueiro Iderley, que veio para o time com a experiência de ter atuado em Libertadores pelo time de Caracas na Venezuela.
Beto terá muito serviço nesta temporada, pois na maioria dos times, o nível está equilibrado. Boa sorte e lembro que ainda me deve um porco assado!!!
TORNEIO IMPRENSA
Hoje tem jogo na quadra do Jardim dos Migrantes. Na última rodada desfalquei minha equipe por estar
Quem quiser dar boas risadas e ver o estresse de colegas de trabalho é só chegar à quadra na manhã de hoje, que é diversão garantida.
ABRAÇOS
Abraço para Neguinho Moto Táxi, sempre ligado no esporte!
Abraço para o Vice-governador João Cahula, sempre torcendo pelo esporte de Rondônia.
Abraço para o amigo Sebastião de Porto Velho, que sempre trás novidades da capital.
Abraço para Léo Ladeia da TV Record. Torcedor do Bahia fez como Pedro ao negar Cristo por três vezes, negando que era torcedor do time soteropolitano que vai mal das pernas. Léo, peça pelos Orixás que o Bahia sobe de divisão! Sarava!
Abraços para Alan Arais Lopes que está mais faceiro que lambari em beira de taipa com o Colorado!
Ouçam Clube dos Esportes de segunda a sexta-feira das 12 horas às 13 horas, pela Rádio Clube Cidade FM, 93,7MHz ou acessem: www.clubecidadefm.com.br.
Acessem meu “Blog” também né gente: www.santiagoroajunior.blogspot.com.
sexta-feira, março 06, 2009
JEITO "CURINTIANO" DE SER!!!
Ronaldo Fenômeno...
Pegou a Suzana Werner, assinou contrato com o BARCELONA...
Pegou a Milene Domingues, assinou contrato com o INTER DE MILÃO...
Pegou a Daniela Cicarelli, assinou contrato com o REAL MADRID...
Pegou a Raica, assinou contrato com o MILAN...
Pegou o travesti Andréa (vulgo Dézão), assinou contrato com o CURÍNTIA...





SABEDORIA EM PALAVRAS ENVIADA PELA MINHA MÃE!
quinta-feira, março 05, 2009
ABRAÇO AO INTERNAUTA!!!
CARLOS GALLO





VEC TERÁ JOGO DE VOLTA NA COPA DO BRASIL
FONTES: Assessoria - AAPP / NO LANCE NET / Eduardo Caldeira Vilhenaec.blogspot.com
Na noite da última quarta-feira, a Ponte Preta-SP esteve na cidade de Vilhena-RO, onde enfrentou o time da casa e venceu por
Como a vitória não foi por dois gols de diferença, há a necessidade da partida de volta para saber quem irá para a fase seguinte da competição nacional. O reencontro entre a Macaca e o Lobo do Serrado será no dia 18, dessa vez no Majestoso. Já o próximo compromisso do time de Campinas será domingo, contra a Portuguesa pelo Paulistão.
O jogo
O status de principal acontecimento da cidade fez com que o time do Vilhena entrasse em campo com muita garra e vontade para construir um bom resultado. E foi dessa forma que Sousa abriu o placar logo aos 11 minutos. Após cobrança de falta, o atacante cabeceou no canto, sem chances de defesa para o goleiro Aranha.
A Ponte sentiu o ritmo forte e respondeu aos 19 minutos, quando Márcio Mexerica marcou. A jogada começou com Danilo Neco, que correu pela linha de fundo pelo lado direito. O cruzamento do atacante tinha endereço certo. Na segunda trave, Mexerica cabeceou firme para o gol e fez o seu segundo na temporada.
Aos 23 minutos, a Macaca avançou e quase ampliou. Alessandro correu pela esquerda e cruzou para Mexerica. Na marcação do atacante da Ponte estava Rocha, que ao tirar quase marcou contra.
O Vilhena tentou alguns lances nos chutes de fora da área, mas todos sem sucesso. Já a Ponte chegou novamente com perigo aos 33 minutos. Danilo Neco tabelou com Leandrinho e a bola sobrou para Nego, que entrou na área pelo lado direito. Na hora do chute, o lateral pegou mal na bola, que foi para fora.
O goleiro Aranha foi exigido por duas vezes no final da primeira etapa. Na volta para o segundo tempo, o técnico Sérgio Soares realizou uma alteração: retirou Leandrinho para a entrada de Leandrinho Costa. Nas palavras do treinador, “o time necessitava de mais movimentação”, o que de fato ocorreu.
Na primeira jogada rápida, Danilo Neco chutou por cima do gol. O Lobo do Serrado também usava a velocidade em busca da vantagem. Mas foi a Macaca que desempatou o jogo aos 10 minutos. Neco tocou para Tinga e acompanhou a jogada ofensiva. O jovem volante viu a entrada de Neco na área e tocou. O artilheiro da Ponte na temporada com seis gols teve tranqüilidade para tirar do goleiro e marcar.
A Ponte chegou novamente em velocidade com Leandrinho Costa. O meia passou para Tinga que chutou com força, mas o goleiro Rocha estava bem posicionado e segurou em dois tempos.
O Vilhena tentou aos 27 minutos, quando Aranha fez uma defesa que impediu o gol de empate. Felipe na risca da área e tocou com força no gol. Aranha no reflexo tirou para escanteio.
Sérgio Soares fez suas duas últimas alterações: retirou Jean, lesionado, e Mexerica para as entradas de Marinho e Gustavo Savoia.
O time da casa ainda tentou em duas oportunidades no final da partida, mas novamente foi barrado pelo talento do goleiro alvinegro, que garantiu o placar de
Ficha Técnica
Vilhena-RO 1 x 2 Ponte Preta
Local: Estádio Portal da Amazônia, em Vilhena-RO
Árbitro: Edilson Ramos da Mata-MT
Cartões amarelos: Tinga, Gum e Alessandro (Ponte Preta). Marcos e Souza (Vilhena).
Gols: Souza, aos 11'/1T (Vilhena). Márcio Mexerica, aos 20'/1T e Danilo Neco, aos 16'/2T (Ponte).
Vilhena
Rocha; Juninho, Mário, Felipe e Adelar (Evandro); Magrão, Marcos, Joel (Thiaguinho) e Marcelo Soares; Felipe (Edílson Pastor) e Souza.
Técnico: Ivair Cenci.
Ponte Preta
Aranha; Nego, Jean (Marinho), Gum e Fabinho; Deda, Tinga, Kim e Leandrinho (Leandro Costa); Danilo Neco e Márcio Mexerica (Savoia).
Técnico: Sérgio Soares.