segunda-feira, agosto 15, 2011

HOJE SEMPRE UM PAPO!!!


Projeto “Sempre um Papo” recebe a filósofa Márcia Tiburi nesta segunda

O Sempre Um Papo – edição Porto Velho - recebe nesta segunda-feira (15) a escritora e filósofa Marcia Tiburi para debate e lançamento do livro, “Olho de Vidro - A Televisão e o Estado de Exceção da Imagem” (Editora Record).

Na obra, a autora – que fez parte do programa Saia Justa (GNT) - propõe uma discussão sobre as relações entre pensamento reflexivo e imagem, a partir da oposição entre filosofia e televisão.

O Sempre Um Papo é um projeto de incentivo ao hábito da leitura, através do qual já vieram a Rondônia nomes como Leonardo Boff, Laurentino Gomes, Zuenir Ventura, Denise Fraga, Moacyr Sclicar, Maurício Kubrusly, entre outros.

O encontro consiste em um bate-papo informal. No palco, um entrevistador abre a conversa com o autor, convidando, em seguida, o público a participar.

O evento acontecerá às 19h no Teatro do Sesc Esplanada, na avenida Presidente Dutra 4175, Pedrinhas. A entrada é gratuita.

Sobre o livro - “Olho de Vidro - A Televisão e o Estado de Exceção da Imagem”

Como olho eviscerado, a televisão faz parte da história evolutiva da visão. Antes de ser parte dos media, de ser meio de comunicação de massa, a televisão é, do ponto de vista de uma abordagem ontológica,um mecanismo de visão que nasceu no tempo da imagem técnica tornando-se seu organon fundamental. Neta da fotografia, filha do cinema e do rádio, a televisão é, no sistema de administração do sensível, o mecanismo poderoso e até mesmo a lógica que comanda o mundo da experiência visual definindo-a como televisual.

De acordo com a autora, assim como as artes da visão, da pintura ao cinema, foram um posicionamento autoconsciente dos recursos visuais e sua expressão, enquanto não deixaram de ser intervenções no ato de ver, a televisão precisa ser interpretada do ponto de vista da história da visão. As ciências da comunicação dedicam-se a entender a televisão, mas é preciso cada vez mais inseri-la no campo dos Estudos Visuais, compreendendo-a no contexto da experiência estética tendo em vista que esta conexão com a estética determina o que nela é política.

Sobre Marcia Tiburi

Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela UFRGS. É professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie, editora da revista TRAMA Interdisciplinar e colunista da revista Cult. Autora de diversos livros de filosofia e de literatura, entre eles Filosofia em Comum (Record, 2008), Filosofia Brincante (Record, 2010) e Diálogo/Desenho (SENAC, 2010), dos romances Magnólia, A Mulher de Costas e O Manto (Record, 2009).

OLHO DE VIDRO Marcia Tiburi Grupo Editorial Record/Editora Record 352 páginas/ Formato: 14 x 21 cm ISBN: 978-85-01-09244-1

Serviço:

Sempre Um Papo com Marcia Tiburi Data: 15 de agosto, segunda-feira, às 19h Local: Teatro 1 do Sesc Esplanada, na Av. Presidente Dutra, 4175, Pedrinhas.

www.sempreumpapo.com.br


Nenhum comentário: