segunda-feira, outubro 24, 2005

Este artigo foi publicado em alguns sites corajosos e sem rabo preso no dia 19/05/2005, época em que rolou uma censura aos meios de comunicação aqui em Rondônia!

COINCIDÊNCIA E PAVOR

Depois do gostinho de chumbo imposto pelo Tribunal de Justiça (TJ), algumas coincidências colocam a gente pra pensar. O nome TJ, ou seja, uma abreviação dessas duas palavras, também deu nome ao telejornal apresentado pelo opinativo âncora Boris Casoy. Isso ainda no século passado no SBT, pois hoje ele está se segurando na Rede Record. Poucos sabem que tal apresentador era uma espécie de “Bate-pau” dos militares nos tempos da ditadura e que andava infiltrado no meio da imprensa atuando como informante dos tais insurgentes jornalistas.

Tal semelhança da sigla TJ, de onde partiu uma censura da notícia da denúncia do Governador Ivo Narciso (olha outra coincidência) Cassol, nos remete ao passado recente, aliado ao esquecimento total de tudo, onde Casoy pousa hoje como célebre herói da formação de opinião como jornalista. Inclusive a Rede Record divulgou as tais gravações de Cassol e Casoy questionou o porquê do Governador ter revelado somente agora as fitas. Isso foi respondido na coletiva do governador em Rolim de Moura, onde Ivo disse ter se preparado para um momento oportuno, buscando mostrar outro lado da moeda, pois desde que assumiu o cargo máximo do executivo estadual, já sofria pressões de legisladores que estava em estado fetal. Foi deixado claro que cada um luta com as armas que tem.

Agora o que não pode acontecer é que Gabriel Garcia Marques saiba das peripécias de seu xará. O grande escritor colombiano, que ainda lúcido vive o drama de um câncer linfático, é autor de obras que mudam todo o dia a vida de várias pessoas para o bem, por meio de sua escrita. Se ele soubesse que existe um Gabriel Marques, que por meio de sua escrita fez voltar o fantasma da censura em pleno ano de 2005, anteciparia o encontro celestial do Gabriel Marques do bem.

Nesta ocasião, o que podemos aproveitar para que o Gabriel Marques local sobre os escritos de Gabriel Garcia Marques, é um trecho do seu poema, Carta aos Amigos, onde ele começa assim: “Se por um instante Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse um fragmento de vida, possivelmente não diria tudo o que penso mas em definitivo pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, senão pelo que significam”.

Outra coincidência é o complemento do nome do Desembargador que censurou a fita da discórdia. Gabriel Marques de Carvalho, ou seja, tipo de madeira, cuja preservação é à base de óleo de peroba. Parafraseando Casoy – “Isso é uma vergonha!”.


Santiago Roa Junior é Radialista, Jornalista Graduado, Especialista em Docência Universitária, Professor de Comunicação Social e é apresentador da Rede TV de Ji-Paraná. Contato: santiagoroa@yahoo.com.br

Nenhum comentário: