domingo, outubro 30, 2005

OUTRA FACETA...



PRA QUEM NÃO SABE JÁ VIVI DE MÚSICA!!!
Mas agora como paladino da notícia, minhas aparições são mais raras.
Aqui flagrante da passagem de som com o Lopez, projeto do meu amigo, irmão e guitarrista Rodrigo Lopez, para o Rockinjipa.
Nessa eu uso Fender Jazz Bass/90. Nome: Etevaldo. Timbre: cavalo e com brilho fazendo "cau-cau". Cordas: Dadario véio de guerra.
Irei postar fotos do show, bastidores e fotos disputadas a tapa pelo fâ-clube de nosso baterista o Rubão!!! Aguardem.

Essa parte musical dedico ao colega e tchegádo Otaviano Costa (o da TV mesmo), que está matando a pau em Sampa com "Os Thomés" e o Buciollo na Bateria.

Agradecimentos para o Nil do Swing Country, foi meu luthier regulando meu baixo pro show, gente fina, toca muito, humilde e faz parte da facção dos "Tetas de Mula" (uma hora dessas explico).

Também dedico ao meu novo amigo de orkut, o Alex Gil, para vocês se lembrarem, ele é fundador e músico do Grupo Polegar: "Dá pra mim!!!" lembraram?, Anos 80 e 90 na veia!

Não posso esquecer do Samjazzy, Samuel (Ex-Fat Family) que agora cumpre uma importante missão em sua igreja em Ji-Paraná. Toca muito o Afro-brasileirão!!!

Reverências também a Ney Batera, toca muito e é gente fina, o único problema é o "Parmera" que ele torce!

E é claro que este espaço vai também para o meu professor de contra baixo Remy Giusti, hoje na Banda Olho Dágua no Paraná ao lado de outra lenda dos das bandas de bailes, Luís Carlos (ex-Banda Chama).

Aproveitando a deixa, comentem tá!
Abraços e bom Domingo!!!

quinta-feira, outubro 27, 2005

TRF-3ª Região diz sim ao diploma


Da Redação
O juiz Manoel Álvares e as desembargadoras Salente Nascimento e Alda Bastos, do Tribunal Regional Federal - 3ª Região, em São Paulo, votaram favoravelmente à exigência do diploma para o exercício profissional do jornalista. “Essa é uma decisão histórica”, disse Fred Ghedini, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e vice-presidente da Federação Nacional de Jornalistas. Comemorando muito, o sindicalista disse que o voto de Álvares surpreendeu a todos já que este havia mantido a decisão de Carla Rister, datada de outubro de 2001. A sessão começou hoje às 14h20 e terminou por volta das 17h. Segundo Ghedini, o juiz retomou toda a lei da profissão, os decretos posteriores e argumentou que a lei é flexível e que não se choca com a exigência da Constituição que garante a liberdade de expressão. “O juiz Manoel Álvares entendeu que a liberdade de expressão e o regulamento do exercício do profissional de imprensa são duas coisas distintas”.
“Os três desembargadores fizeram um brilhante trabalho e souberam refutar a intenção de uma parcela do patronato de confundir liberdade de imprensa com esculhambação da profissão”, disse Aziz Filho, presidente do Sindicato no Rio, também presente à sessão, ao site do SJPMRJ. Para o presidente da Fenaj, Sérgio Murilo, a Justiça “teve o bom senso de reconhecer e resgatar o direito dos jornalistas e defender o direito da sociedade de ter um jornalismo de qualidade”.
Por quase três anos, o recurso impetrado pela Fenaj e pelo SJPSP tramitou no TRF-3ª Região. O relator Álvares foi pressionado por sindicalistas e jornalistas do País, que encaminharam telegrama fonado ao juiz manifestando preocupação com a demora na tramitação do processo. A Fenaj também intensificou a defesa da obrigatoriedade do diploma através de uma campanha, com a distribuição de camisetas, cartazes e adesivos, que ganhou o apoio de sindicatos do país.
Representantes das entidades jornalísticas percorreram juntos os 3 km entre o TRF e a sede do SJPSP, onde acontece no final da tarde de hoje a Plenária Nacional do Movimento em Defesa do Jornalismo, no Auditório Vladimir Herzog do SJPSP (rua Rego Freitas, 530, sobreloja, à 50 metros da Igreja da Consolação).
Tudo indica que a briga em torno do diploma deve acabar apenas no Supremo Tribunal Federal, que dará a última palavra sobre a questão.

terça-feira, outubro 25, 2005

CHEGA MAIS GALERA DO ORKUT!!!

Mais um dia e registro que ontem começou a 4ª Semana Acadêmica de Jornalismo e Publicidade do Ceulji/Ulbra, onde coordeno os cursos de Jornalismo e Publicidade.
O evento está muito legal, pois ao invés de palestras estamos realizando uma oficina de Assessoria de Comunicação com o jornalista Fredy Perillo.
Hoje a tarde ministrei uma oficina de Produção de TV Comunitária, foi bom, pois os interessados foram, ganhei o dia!!!

Bom, no mais deixo as boas vindas para os amigos do ORKUT, para comentar as idéias ou artigos postados neste blog.

Amanhã tem mais, pois to indo para o segundo dia de oficina na semana acadêmica.

segunda-feira, outubro 24, 2005

... e Santiago criou um Blog!!!

Depois de apanhar da internet, finalmente estaremos mais próximos para comentarmos coisas úteis e inuteis sobre tudo que me interessa, afinal o blog é meu né?

Mas caro internauta, aos poucos estarei passando situações e comentando assuntos das seguintes editorias: Comunicação Social, Música, Esportes e conforme a coisa for engrenando outros temas serão amplamente ou superficialmente "cutucados" neste espaço.

No mais, sintam-se em casa e já vou pedindo desculpas de erros de digitação, pois quando vem a inspiração digito rápido que chega a sair fumacinha do teclado e as vezes a vista cansada nos trae, e tem mais, não posso pagar ainda um revisor!

Inté meu povo!!!
Este artigo foi publicado em alguns sites corajosos e sem rabo preso no dia 19/05/2005, época em que rolou uma censura aos meios de comunicação aqui em Rondônia!

COINCIDÊNCIA E PAVOR

Depois do gostinho de chumbo imposto pelo Tribunal de Justiça (TJ), algumas coincidências colocam a gente pra pensar. O nome TJ, ou seja, uma abreviação dessas duas palavras, também deu nome ao telejornal apresentado pelo opinativo âncora Boris Casoy. Isso ainda no século passado no SBT, pois hoje ele está se segurando na Rede Record. Poucos sabem que tal apresentador era uma espécie de “Bate-pau” dos militares nos tempos da ditadura e que andava infiltrado no meio da imprensa atuando como informante dos tais insurgentes jornalistas.

Tal semelhança da sigla TJ, de onde partiu uma censura da notícia da denúncia do Governador Ivo Narciso (olha outra coincidência) Cassol, nos remete ao passado recente, aliado ao esquecimento total de tudo, onde Casoy pousa hoje como célebre herói da formação de opinião como jornalista. Inclusive a Rede Record divulgou as tais gravações de Cassol e Casoy questionou o porquê do Governador ter revelado somente agora as fitas. Isso foi respondido na coletiva do governador em Rolim de Moura, onde Ivo disse ter se preparado para um momento oportuno, buscando mostrar outro lado da moeda, pois desde que assumiu o cargo máximo do executivo estadual, já sofria pressões de legisladores que estava em estado fetal. Foi deixado claro que cada um luta com as armas que tem.

Agora o que não pode acontecer é que Gabriel Garcia Marques saiba das peripécias de seu xará. O grande escritor colombiano, que ainda lúcido vive o drama de um câncer linfático, é autor de obras que mudam todo o dia a vida de várias pessoas para o bem, por meio de sua escrita. Se ele soubesse que existe um Gabriel Marques, que por meio de sua escrita fez voltar o fantasma da censura em pleno ano de 2005, anteciparia o encontro celestial do Gabriel Marques do bem.

Nesta ocasião, o que podemos aproveitar para que o Gabriel Marques local sobre os escritos de Gabriel Garcia Marques, é um trecho do seu poema, Carta aos Amigos, onde ele começa assim: “Se por um instante Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse um fragmento de vida, possivelmente não diria tudo o que penso mas em definitivo pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, senão pelo que significam”.

Outra coincidência é o complemento do nome do Desembargador que censurou a fita da discórdia. Gabriel Marques de Carvalho, ou seja, tipo de madeira, cuja preservação é à base de óleo de peroba. Parafraseando Casoy – “Isso é uma vergonha!”.


Santiago Roa Junior é Radialista, Jornalista Graduado, Especialista em Docência Universitária, Professor de Comunicação Social e é apresentador da Rede TV de Ji-Paraná. Contato: santiagoroa@yahoo.com.br