segunda-feira, janeiro 14, 2013

Mais uma vez? Laboratório Porto Velho?

Charge de 2007 de Ivan Cabral e atual "kissó!"


por Santiago Roa

A Política deve ser algo para testar o estômago. Aguentar a pressão, show de favores, convívio com gente competente e incompetente, no entanto fiéis as causas. Uma vez referi-me falando sobre comunicação que a carência de gente qualificada e Nortes verdadeiros, têm gerado um vale tudo com o que é veiculado e exibido em todas as mídias. Tudo é aceito no Estado.

Uma tímida mudança se desenha na comunicação. Não estou tendo a pretensão de dizer que sou o inventor da Roda, pois também estou aqui, logo se fosse melhor estaria nos grandes centros. Tenho semancol, mas leio e estudo e tento melhorar. Erro pra caramba e assumo e tento consertar.

Repare no que lê, assiste e ouve nas emissoras locais, reflita e se tiver com dúvidas, viaje, se tranque num hotel e veja o que passa na grade local de outras capitais... Terá a certeza que tem muita coisa ruim, mas muita coisa boa. Aqui... Infelizmente as coisas boas, bom gosto, ética e outros predicados não cabem na palma da mão, ou melhor, do controle remoto, na sintonia ou da página diagramada.

Mas elevo minha reflexão aos poderes públicos. Quanta gente em cargos, por causa da confiança e não pela capacidade. Muitos provam e calam a boca de todos com o tempo, pois aprendem o ofício na marra, aprendem a gestão das coisas... Aprendem a mandar... E infelizmente quando aprende demais, o canto da sereia corrompe. Já vimos este filme no primeiro ano de muitos mandatos públicos.

O primeiro ano. O ano que o gestor vai ver como está a casa, é à hora de chamar toda a turma que é formada por: Bons, médios, ruins, ótimos e corja. Todos votam e convencem, logo não dá para desperdiçar, pois guerra é guerra.  

Nisso o povo tem que esperar... Ter paciência de Jó para ver a coisa andar e bem, orar para "o limpa" no final do primeiro semestre, torcer por um planejamento e que no segundo ano a coisa ande.

Isso aconteceu no começo do Governo Confúcio Moura, que fez um limpa pelo palácio e secretarias após escândalos e ainda sofre pra achar mão de obra capaz de transitar pela política com suas facetas e nojo gerado pelo interesse econômico, favores, rabos presos e outros.  

Essa falta de gente fez o prefeito Jesualdo Píres de Ji-Paraná meter duas secretarias com o Vice-Prefeito Marcito Pinto e o Ministério Público já acendeu a luz vermelha.
Aqui em Porto Velho, muitas críticas e alguns elogios com a equipe do Prefeito Mauro Nazif. Só digo uma coisa... ‘Calma gente!’. A hora de agüentar os malas nos corredores, pressão de vereadores da situação e da oposição que já arregaçaram as mangas na espera de algo mais. Aguentar a troca de favores e ver como cada um vai trabalhar.

Quem é julgado de incapaz, como diria o slogan de campanha: “A Hora é Agora” para mostrar a que veio. Se não a peça é trocada (Espero...).

De camarote, na condição de formador de opinião, de membro da sociedade que espera dias melhores... Conclamo que assistamos de camarote por meio da imprensa o andar desta carruagem... E que ela ande, por favor, pois o povo de Porto Velho não merece sofrer mais e que meus pares da imprensa saibam elogiar quando o bom acontece e criticar quando nada acontece. 

"Uma capital importante como Porto Velho, não pode ser laboratório... o povo não é cobaia para testes e favores políticos."

Nenhum comentário: