sexta-feira, setembro 27, 2013

Ficamos órfãos... MTV BRASIL... DÁ ADEUS!

Fim da vanguarda...
Ontem no início da madrugada, zapeei com o controle e vi a festa de despedida da MTV Brasil. Um mar de nostalgia tomou conta do meu coração e mente, pois de certa forma não apenas vivi o áureo período da programação, como também trabalhei em uma de suas afiliadas. As bandas, os VJ’s antigos, as vinhetas maravilhosas, os desenhos e humor que navegam pela tosquice do Garoto Enxaqueca e da Vacaláctica até a genialidade de Aeon Flux e Hermes e Renato (por minha conta...).
Eu era VJ, mas não da magnitude em epígrafe. Apresentava o matutino “Bom Dia Galera”, idealizado pelo professor Diélcio Moreira na TV Gazeta em Cuiabá às 6h30 da manhã e o Clipe Mania aos Sábados com a querida Produtora Malu Franco e equipe. Aí retorna a Cuiabá um tal de Otaviano Costa, que no SBT monta um baita programa de auditório, igual o Altas Horas do Serginho Groisman... Isso em 1996.
Passa o tempo Otaviano me liga pra conversar com ele na MTV. Foi uma ano de aprendizado fazendo acontecer o Blitz MTV, que depois dele ter feito sucesso na Jovem Pan, Casa da Angélica e MTV, retornou a Globo no Faustão, pegadinhas, Ó Positivo na Band e agora detonando nas novelas (Se faltou algo perdão OTA!).
Assumi o programa, que depois de minha saída da emissora em 1998, Everton Pop comandou com maestria. Parecia uma profetização, dos tempos do Diretor Fernando (Paraense gente boa), para a turma da agência de viagem que despachou a TV, tanto que fechou. Foi um bom tempo.
Naquela época o nosso rock tinha o início de algumas bandas que hoje sentimos a falta do peso do talento. Quer ver? Raimundos, Skank, Jota Quest (na época J. Quest), Pato Fu, Little Quail, Os Ostras, Virgulóides, Kid Abelha, Heróis da Resistência, Sepultura (Tocando em horário nobre), Maskavo Roots, e é claro Legião Urbana, Mamonas Assassinas, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Ira!, Nenhum de Nós, Biquíni Cavadão, Uns & Outros, Barão Vermelho e me perdoem quem eu esqueci.
Hoje, vemos a programação acabar pra virar canal religioso. Decadência sentida pela má qualidade dos VJ’s ou arremedo dos mestres Zeca Camargo, Fábio Massari, Edgar, Thunderbird, Cazé, Chris Niklas, Soninha e vários outros bons. Trocaram pra PC Siqueira, comediantes de Stand Up, que na boa... Não é a mesma coisa e por aí foi! Salvo Dani Calabresa e Adnet. Enfim as bandas boas sumiram e vieram Restart, NX Zero, Fresno, Hevo e outros que me perdoem os fãs, não recomendo nem para os inimigos.

Foi-se uma era, um tempo e agora é aguardar o toque das trombetas do apocalipse, pois a esperança da vanguarda, alternativismo com causa e não lariquenta (nada contra quem fuma, mas ver nego chapado querendo filosofar, faça-me o favor!) e termina um tempo que não volta mais. Eu sei... Estou ficando velho! Baaaah!!!

Nenhum comentário: