domingo, fevereiro 08, 2009

JORNALISTAS TURISTAS - Cap 7 - POIS NÃO HÁ... LUGAR MELHOR QUE BH!


POR LUCIANO SANTIAGO

Mudança de planos no capitulo de hoje. Aproveitando a carona da Jornalista Juliana Coelho e de seu marido o professor de Educação Física Pablo Braga, vamos até o Estado de Minas Gerais, para saber dicas preciosas para sobreviver aos encantos e a chuvarada da capital Belo Horizonte. Com a promessa de trazer um queijo para o pessoal da redação da Folha de Rondônia, o casal foi e voltou com êxito e com a promessa paga.

A Saída

Dia 19 de dezembro de 2008. Período próximo ao Natal e temor do caos aéreo do ano anterior. O casal embarca em Ji-Paraná pela Trip no famoso a apertado Bem 120, o Brasília que voa muito bem por sinal. Por ser o menor da empresa ele demora três horas para chegar a Cuiabá com escala em Vilhena. Só para comparar o MK 28 da
Oceanair leva quase uma hora para chegar à capital do Mato Grosso.

Chegando ao território cuiabano que na verdade fica em Várzea Grande, fizeram conexão para a empresa TAM onde foram até Brasília (DF). Da capital federal outra conexão para Belo Horizonte (MG). A boa notícia é que tudo correu bem, sem atrasos e nada do caos do ano passado.

A bela capital mineira é ponto certo para diversão e compras além das visitas obrigatórias aos tradicionais botecos e sua rica culinária

Belo Horizonte

Chegando em B.H. acontece o momento de ver, chorar, beber todas com parentes e amigos. Em dois anos de Ji-Paraná esta foi a primeira vez que o casal retorna a sua cidade natal com muitas histórias pra contar.

Dentre as novidades Juliana nos conta sobre a revitalização da Lagoa da Pampulha, um dos mais importantes cartões postais da cidade.

King Kong

Não seria um mico, mas sim um King Kong, pois Juliana Coelho e sua irmã Mariana Coelho, nascidas na cidade, vizinhas da lagoa resolveram passear e ir até o zoológico. Acontece que a lagoa tem 18 quilômetros de extensão e o zoológico fica perto da casa delas. As duas saíram alegremente e erraram o lado e a direção. Saíram de casa ás 10 horas e andaram quase 18 mil metros chegando ao bendito zoológico ás 13 horas, com marcas do sol impiedoso e sem protetor solar.

Juliana avisa que em BH é fácil de ficar perdido!

Água no Réveillon

Noite de final de ano e ás 21 horas o mundo cai em forma de chuva na capital mineiro. Foram três horas de chuva forte, com muitos bairros alagados, casas desabadas e fim de festa para muita gente. Foi uma das piores chuvas da história dos últimos tempos.

Por sorte a família e amigos do casal que conta esta história não passou por grandes problemas, apesar de terem utilizado rodo para tirar o excesso de água no saguão de festas... O Pernil não molhou! Ufa...

Pablo Braga, Juliana Coelho e a sobrinha do casal e pequena Helena

Lugares Imperdíveis

Vale à pena visitar o Shopping Oi (Oi de Oiapoque que é o nome da rua e nada a ver com a empresa de telefonia). O local fica no centro da cidade e é considerado como a 25 de março de Belo Horizonte. Lá você encontra produtos variados, mas nada pirata segundo a boa “mineirice” e sim genéricos...

A Feira Hippie na Avenida Afonso Pena tem de tudo para quem gosta de artesanato, itens de decoração, acessórios para casa, roupas, calçados, alimentação alternativa e até peças de durepoxi.

Botecos

“Alambique” fica na Avenida Raja Gabaglia, Bairro Buritis. Local ideal para turistas servindo diversas marcas de pinga e faz caipirinhas de todos os jeitos possíveis.

O Bairro Santa Teresa é o local ideal para quem gosta de variar. Com muitos botecos tradicionais, ali que nasceu o Clube da Esquina que revelou Lô Borges, Toninho Horta, 14 Bis, Milton Nascimento, Flavio Venturini e outros monstros da MPB.

Comida mineira

A comida mineira de boteco segundo Juliana e Pablo, tem como pratos principais o torresminho e fígado com jiló. Este prato é encontrado no mercado central. “O jiló não amarga” garante a jornalista. “O povo fica em pé tomando cerveja gelada e comendo jiló. Lá é o point da galera de minas sô!” confirma Pablo.

Quem procura Pão de queijo, Doce de Leite e pimenta, o Mercado Central que fica na Avenida Augusto de Lima com Rua Curitiba é o endereço certo.

Para o final de noite o local é o Bolão, que é um bar de Santa Tereza onde tem o melhor espaguete de fim de noite.

A Volta

Com conexões mais demoradas saíram de Belo Horizonte pela TAM e foram até São Paulo. Dela rumaram para Brasília e na sequência Cuiabá. Na esperança de voar pela Trip com os famosos ATR, encararam novamente o pequeno Brasília de volta para Ji-Paraná.

Próxima Etapa

Santa Catarina.

 

Não Posso Perder

Passeio na Lagoa da Pampulha.

Shopping e feiras de BH.

Botecos e a rica gastronomia.

 

Não tem como fugir

Transito no final da AV Antonio Carlos, horroroso depois da obra feita por lá.

Retornos eternos e longínquos de BH

Chuvas tradicionais no final do ano.

 

Atualização

Buracos de Presidente Médici até Cacoal. Aumentaram e é necessária a atenção dos motoristas.

Oceanair para de operar em Ji-Paraná a partir de 10 de março. Não avisaram direito e na boa vão perder uma baita grana, pois os vôos estão saindo lotados.

De Ji-Paraná a Porto Velho dá para encarar a BR sem maiores problemas. 




Nenhum comentário: