segunda-feira, fevereiro 16, 2009

JORNALISTAS TURISTAS - Cap 8 - Um pulo em São Paulo e descanso em Camburiú

POR LUCIANO SANTIAGO

Hoje vamos contar com a colaboração da Acadêmica de Administração Juliana Negrini Tarnoschi que junto a seus pais, Sérgio Tarnoschi e Cleusa Tarnoschi, curtiram um ótimo roteiro de viagem no final do ano. Saíram de Ji-Paraná e foram até seus parentes no interior de São Paulo. A viagem prosseguiu até o Balneário Camburiú (SC) bem no pós enchente e a família destaca o poder de reconstrução do povo da região afetada.

A Saída

Dia 15 de dezembro de 2008. Período próximo ao Natal e a família Negrini pega a estrada rumo à região Centro Oeste. Sem chuvas o asfalto até Cuiabá foi considerado bom, lembrando que hoje a atenção deve ser redobrada no trecho de Comodoro (MT) até Cáceres (MT). Por terem saído logo ao amanhecer, a família chegou tranquilamente até Rondonópolis onde pernoitou. Rodaram 1.302 quilômetros e chegaram tão cansados que o nome do hotel fugiu a memória. Acordaram no outro dia e tocaram para São Paulo.

São Paulo

Saindo do Mato Grosso passaram próximo a divisa com o Estado de Goiás, romperam o Mato Grosso do Sul e passaram por Cassilândia, Paranaíba no Mato Grosso do Sul e em São Paulo chegaram a Adradina, Dracena, Adamantina e finalmente em Flórida Paulista. Momento de reverem parentes e descansar após rodar 918 quilômetros.

Pelas bandas do interior paulista um rápido pulo em Bauru para ver mais parentes e a preparação para encarar as belas praias catarinenses.



Juliana Tarnoschi Negrini colabora nesta edição direto da sacada do apartamento em Camburiú.

Santa Catarina

Descansados e com o reforço na equipe de viagem de Mariana Tarnoschi, que mora em Florianópolis (SC), e mais quatro famílias completas de parentes e agregados formando uma bela equipe que assume com todo o orgulho que foram a praia como “A Turma da Farofa”. Confesso que as melhores férias são dessas, pois não tem "frescura" e todo mundo se diverte.

Sob comando das ações a animada matriarca Vovó Maria Adelaida de Lima Tarnoschi que deu um show de vitalidade curtindo os netos e filhos. O clã Tarnoschi rodou mais 720 quilômetros para chegar a praia e dão a dica: “Parem para comer onde tem carreteiro, a comida é a melhor e o preço é bacana”, avisa Juliana Negrini Tarnoschi.

Mesmo com a recente tragédia a família destaca que o poder de reconstrução do povo catarinense impressiona. No trajeto nada se vê, apenas as marcas nos pés de morro que sofreram deslizamentos, mas as estradas em boas condições e nenhum sinal de miséria e sujeira. “Estranha-se muito para quem está acostumado com retas em Rondônia as curvas e morros das estradas do Sul, mas isso não é problema”, explica Juliana.

Com dois apartamentos no edifício Imperatriz, localizado de frente ao mar, a família contou com os préstimos do primo João Pedro que mora em Camburiú e foi o guia da turma. Isso ajuda e muito não ser explorado em preços e micos na viagem. 

Mico

Mesmo com gente do local na equipe de viagem, sempre existem histórias engraçadas. Uma delas foi ter excedido o peso máximo do elevador que pedia no máximo oito pessoas e foram em 10 com isopor, cadeira, barraca e o resultado foi um travamento geral. Sem pânico e muito riso foram liberados.

Outra que Juliana nos conta foi de andar pelas lotadas ruas e não prestar atenção. Ficar falando e de repente um para, olha uma vitrine, e a outra pessoa continua falando , andando e sozinha. Assim Juliana teve um contato internacional sem querer, pois conheceu um turista Paraguaio.

Para mostrar que a família estava reunida, nada melhor que jogar truco a beira mar. Como o sobrenome entrega: Negrini e Tarnoschi, isso significa "Italianada" gritando e subindo na mesa. Resultado: O povo ia se afastando pois achava que estavam brigando, sendo que era um inocente jogo de cartas. Já vi esse filme! 


Beleza das praias catarinenses não foi ofuscada pela tragédia de dezembro.

Destaques

Todas as noites as praias são limpas por tratores e o cuidado com a estética do local é palavra de ordem na orla de Camboriú.

Ótimas oportunidades para trabalho temporário na beira da praia. Mesmo com a tragédia, muitas placas de contratações nas fachadas de lojas, restaurantes e butiques.

Vendedores ambulantes uniformizados, identificados e com trecho definido para explorar. Isso ajuda na organização e evita a bagunça de atender vários vendedores da mesma coisa enquanto descansa.

Várias e ótimas opções gastronômicas. Preços baixos para aquele "rango" e coisas mais requintadas são encontradas. A Família indica aproveitar os preços para comer algo diferente como Frutos do Mar, Paella e a Seqüência de Camarão.

Para quem curte balada, segue a dica dos seguintes lugares: Dream, Ibiza e Kiwi. Pontos de gente bonita para amanhecer do dia.

A Volta

Saíram da praia dia 28 de dezembro com muita chuva. Pernoitaram em Campo Grande (MS), Pontes e Lacerda (MT) e finalmente retornaram a Ji-Paraná para a festa de Reveillon no Coração de Rondônia.

Próxima Etapa

Nordeste.


Juliana e o primo João Pedro no final de uma balada a beira mar em Camburiú.

Não Posso Perder

Visitar o Shopping Camburiú.

Oportunidade de compras na beira da praia.

Tem de tudo e isso requer um bom poder de pechincha.

Praias de todos os tipos e para todos os gostos.

Não tem como fugir

"Muvuca" de Argentinos em Camburiú.

Cuidado na hora de comprar aquele aparelho de DVD que foi esquecido na viagem. Atenção para a voltagem, pois a energia em Santa Catarina é 220. A dica é comprar no camelô que tem aparelhos 110, quase descartáveis, mas com voltagem de 110.

Atualização

Começou a temporada de chuvas e muitos buracos surgem nas estradas. Muito cuidado!

Vazão de lagos e riachos na BR-364 é um perigo e de Ji-Paraná para Cacoal existem quatro pontos destes em caso de chuva forte.

Nenhum comentário: