sexta-feira, junho 16, 2006

Gutierrez... você foi bem nessa!

A Coluna diária do Jornalista Roberto Gutierrez foi matadora com relação a açãodo policial que mandou sob ameças a jornalista Mariana Camata Paio, minha aluna também, a apagar as fotos de sua máquina digital, apos registrar momentos de candura, preparo e maciez da PM de Rondônia.

Eu não estava lá, mas devem ter descido a sandália de forma muito vergonhosa para a Gloriosa Corporação Azul Petróleo, para tentar banir as fotos que então poderiam comprovar tais abusos.

É uma pena, mas só para lembrar nossos alunos estavam em mais pessoas e foram dados mais cliques...

O Gutierrez falou por todos nós... leiam amigos!



Roberto Gutierrez
Ji-Paraná

LamentávelUma confusão com garrafadas e bombas de efeito moral tirou o brilho das comemorações após o jogo de estréia do Brasil na Copa, no final da tarde da última terça-feira, na rua Vilagram Cabrita, em Ji-Paraná.

# Não há como saber como tudo começou. Tinha um palhaço dando cavalo de pau com moto; um grupinho metido à besta que provocou uma briga-relâmpago; a PM que agiu retirando baderneiros; uma turma de gaiato que vaiou a ação da PM, e um animal que jogou uma garrafa de cerveja contra um policial.
Destrambelhou tudoA partir daí, foi um deus-nos-acuda. A PM ficou irada porque a primeira garrafada deu origem a uma série de garrafas voadoras com gritos de reprovação. A resposta foi bomba de efeito moral e algumas prisões.# A ação da Polícia Militar em locais de grande concentração se faz necessária e o policiamento recebe treinamento especial para saber agir segundo o grau de dificuldade.

# Imbecil metido à besta também é uma espécie comum em eventos alegres. O safado se infiltra, não sabe beber, cria caso, acha que é valente e estraga a festa.

# Por causa de um vagabundo, que causa confusão, muitas vezes pessoas inocentes acabam levando a pior.
InaceitávelO que causou indignação foi a atitude de um policial do Grupo de Operações Especiais. Ele obrigou a repórter do jornal “Correio Popular” a apagar todas as fotos que fez do tumulto.
Modos operantes do elemento oficial Primeiro o PM tomou a máquina fotográfica da Mariana Camata Paio. Ela argumentou que era jornalista. O “puliça” disse que era PM e podia prendê-la.

# O energúmeno levou a jornalista para atrás do camburão e obrigou-a a apagar todas as fotos sob ameaça. Não aceitou os argumentos da jornalista.No final, disse: “não use meu nome e não me desrespeite”.
ProvidênciaO comandante do Serviço Reservado da PM de Ji-Paraná, Oziel Basílio Paradella, garantiu que o caso será apurado e reprovou a atitude do policial.
Despreparado?Não sei o que passou pela cabeça desse policial, mas, pela forma como ele agiu, pode ser chamado de um babaca travestido de autoridade da lei.

# Quem é ele para se achar no direito de mandar apagar as fotos de uma cobertura jornalística das mãos de uma repórter?

# Nem esse babaca travestido de policial, nem o comandante da PM, nem o governador do Estado, nem o ministro da Justiça e nem o Presidente da República têm esse poder.

# Fique sabendo, seu “puliça”, que a imprensa é o elo entre o cidadão e o fato.

# Saiba, seu projeto de “otoridade”, que estamos vivendo num país democrático e que sua atitude envergonha as polícias.

# Venha aqui na Folha mandar eu apagar essa coluna! Vem aqui na Folha proibir de rodar esse jornal porque está criticando uma atitude deplorável!

# Peço desculpa a você, caro leitor, e aos bons policias, pela forma como estou falando sobre o assunto, mas, só em pensar que uma pessoa que tem acesso para exercer o direito de informar é tolhido por uma ação à moda dos porões de tortura, imagine o que esta criatura não faria com uma pessoa que não tenha informação suficiente para exigir os direitos?

# O nome do policial está sendo mantido em sigilo. Ele até pode ter uma folha de serviços prestados à sociedade, mas, se comportou como um tirano inconseqüente (isto é um pleonasmo).

# As críticas que estou fazendo, quanto à atitude de um policial, não dá o direito a nenhuma pessoa fazer baderna ou tentar estragar a festa dos outros, como a que foi quando da vitória do Brasil. A polícia tem que continuar agindo para garantir a ordem.
-----------------------------------------------------------------

Aproveito para convidar tal apedeuta, mentecapto e ignóbil, para vir mandar apagar meu Blog!

Nenhum comentário: