domingo, janeiro 13, 2008

JORNALISTAS TURISTAS Cap. 9 - “Florianópolis... linda e morável!”

JORNALISTAS TURISTAS
Cap. 9 - “Florianópolis... linda e morável!”
Por: Santiago Roa Junior, Luciane Machado e Ana Clara de Mattos Roa


5, 6, 7 e 8 de janeiro de 2008.
Na edição passada da saga dos “Jornalistas Turistas” que você acompanha na Folha de Rondônia, eu disse que agora sim minhas férias haviam começado. Muito sol, mar e frutos do mar. Também muito vento frio para nós de Rondônia, falta de água potável e transito infernal.
Algumas das características que diferem as praias do Sul com as outras do Brasil, conforme conversa com várias pessoas e vizinhos temporários, é a limpeza da faixa de praia, poucos vendedores ambulantes importunando toda hora e água limpa. Vale a pena lembrar que isso tudo na região de Itapema em Meia Praia. Lembro que na passagem do ano os jornais locais denunciavam que não era somente água pluvial que corria direto ao mar, mas esgoto em alguns pontos das praias vizinhas como Porto Belo e Perequê.
Na boa, se você for procurar praia 100% limpa e cristalina, te aconselho saltar de para quedas no meio do Oceano Atlântico. Mas ainda curtindo as belezas de Santa Catarina, chegou à hora de conhecer a bela capital e os encantos da Ilha. A terra do tenista Gustavo Kuertnen nos prepara várias surpresas e nos brinda com paisagens lindas.

Chegando à capital
Conversando com minha co-piloto e mãe, notamos a primeira diferença após 20 anos sem visitar vendo todos os detalhes do litoral catarinense. Por exemplo: notar que o antigo Hotel Fischer que era o último edifício de Balneário Camboriú está cercado de arranha céus; Ao longo do caminho de Itapema até Florianópolis, ficamos frustrados em não ver mais as vilas de pescadores ao longo da beira da praia; hoje em dia só se vê mansões, condomínios e prédios.



Saindo do Continente
Parece exagero, mas saímos do continente ao atravessar a ponte que liga Florianópolis até São José. Com grande exploração industrial somos recebidos numa cidade moderna com grandes shoppings e redes de lojas como a “Havan” que tem em quase todo o estado sendo um referência em lojas de departamentos. A bela visão do oceano e da ponte Hercílio Luz, hoje desativada para reforma anuncia a chegada a capital de Santa Catarina.

Floripa
Depois de rodar pela cidade reparei que a região central não é muito grande comparando com outras capitais: Curitiba, Recife ou Goiânia. Rapidamente damos à volta na perimetral e chegamos à ponte novamente num giro de trânsito médio que dura cerca de 20 minutos.
Nossa primeira parada foi no Mercado Público. Lotado de peixarias, lojas de materiais de pesca e artesanato, é uma boa dica de passeio. Fomos ao badalado Box 32 que é uma das opções gastronômicas do local, mas preferimos almoçar no lado de fora por causa do calor e fomos ao Restaurante do Goiano. Parece ironia, mas o goiano manja de frutos do mar e aprovamos a seqüência de camarão servida por lá.
Aproveitei para procurar uma agência do Banco do Brasil e andando menos de 50 metros estava na ferveção do centro de Florianópolis. Trânsito confuso, ruas apertadas e muito movimento. Ali notei o ritmo de capital que se difere da tranqüilidade do mercado.

Explorando a Ilha
Esta hora o melhor é deixar o mapa de lado e pedir informações para um frentista. Funcionou e fomos até a Lagoa da Conceição. Cruzar estradas sinuosas e serrinhas altamente íngremes em "reclive" (segundo a placa), foi de dar frio na barriga. Ao chegar ao topo do morro e visão paradisíaca do local com o metro quadrado mais caro do Brasil. Ali só mora figurão e confesso que compensa.





Aquecimento Global
Não sou autoridade do assunto, mas na lagoa da conceição a faixa de areia que existia não se vê mais. Em algumas áreas, o que se tem de areia mede cerca de dois passos e é disputada a tapa. Notamos em algumas áreas que foi plantado grama em pontos elevados, creio que pela mão do homem, para dar um conforto aos turistas.
Pode parecer bobagem, mas é hora de todos pararem para pensar no assunto.

Joaquina e Praia dos Ingleses
Praias badaladas como Joaquina, Praia dos Ingleses e outras famosas, ficam completamente lotadas. Para conseguir um lugar a areia o melhor e madrugar e conferir de perto a região que sedia etapas do mundial de surfe.
A praia dos Ingleses já tem característica mais familiar, mas as construções cercam a orla e o lance é descobrir um buraquinho, torcer para ter vaga para estacionar e aí sim curtir uma das mais badaladas praias da ilha.

Jurerê Internacional
A passagem de ano ganhou novo personagem no cenário turístico nacional. Valorizado poro atores globais, que já compraram casas no local, Jurerê é a melhor pedida para quem tem dinheiro e procura diversão com muita gente bonita.
Recheado de pousadas e apartamentos com diárias exorbitantes, passamos para ver o povo de Jurerê esperando ver alguma celebridade. No Reveillon estavam por lá: Iran Malfitano, Fernanda Motta (Apresentadora do Brasil’s Nest Top Model), Duda Nagle, Isabeli Fontana e até Paris Hilton reservou mas não foi, além do ator Jered Leto que fez o papel de namorado do Colin Farrel em Alexandre o Grande.

Não posso perder
Conhecer Florianópolis nos faz pensar sobre onde estamos.
As praias da Ilha.
Jurerê Internacional.
Lagoa da Conceição.
Vida noturna da capital.

Não tem como fugir
De praia lotada e do aperto nas faixas de praia em locais considerados populares.
Do preço alto dos alugueis nestas temporadas.
Do cheiro de orla ao lado do centro de Floripa.
Do grande número de pedintes pedindo esmola e comida no Mercado Público.

Se puder evite
Dirigir no centro da capital.
Tirar sarro do sotaque do povo de Florianópolis, os “Manezinhos” segundo a tradição pela origem açoriana.
Banheiros no mercado municipal.

Próxima etapa
Brusque! Roupas e preço de banana!
Acessem: www.santiagoroajunior.blogspot.com

Nenhum comentário: