segunda-feira, dezembro 31, 2007

JORNALISTAS TURISTAS - Cap. 4 "Paraná e seus Encantos"

JORNALISTAS TURISTAS
Cap. 4 - "Paraná e seus encantos"
Por: Santiago Roa Junior e Luciane Machado

.
24, 25 e 26 de Dezembro de 2007.
Atravessar o imponente ponto sobre o Rio Paraná fez-me refletir sobre quanto tempo não ia de carro por aquele trecho. Em 1985, quando minha família veio de mudança para Lucas do Rio Verde (MT), atravessamos o grande rio de balsa. É impressionante ver que o rio tomou aquelas proporções graças a uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a Itaipu. Sou do tempo das Sete Quedas, extintas, mas que ainda ficam na memória de quem viu aquelas belezas do estilo das cataratas do Iguaçu.
Outro fator interessante é que não se vê como antigamente as pequenas propriedades, ou pequenos sítios ao longo do caminho. O que se vê hoje é plantação de soja por todos os lados, e o mais impressionante, soja plantada rente o asfalto. Tudo é aproveitado!
.
Curvas para que te quero
Sair das imensas retas que caracterizam as BR’s do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para entrar no zigue-zague das rodovias federais do Paraná causam choque, estranheza e muita dor no braço do motorista. Passamos por cidades bonitas como Toledo, Marechal Cândido Rondon, que por sinal é sede das melhores bandas de baile do Sul, como por exemplo: Banda Chama, Banda Los Ângeles e Banda Sandokan. Bandas que animaram vários bailes de debutantes, daqueles ainda organizados pela "Dona Santa" em Ji-Paraná.
Paramos para tomar alguma coisa e confesso que minha procura era o famoso "Gasosão Rosso" ou "Gasosão Polar", muito consumido em festas de igreja. O que encontrei foi a modernidade nas casas de venda de salame e queijo ao longo da estrada. Tudo que é bebida importada, H20 com misturas de todos os tipos e refrigerecos de várias bitolas e sabores. Nada do meu gasosão!
Seguimos em frente após comprarmos pêssegos, uvas e ameixas vermelhas. Mas o sanduíche de queijo e salame foi mortal. Desinteria nos próximos três dias.
Chegamos à imponente Cascavel. Passamos por fora para evitar o trânsito, mas várias obras no anel viário fizeram tudo ficar lento. A qualidade do asfalto no Paraná é muito boa com vários trechos de rodovias duplicadas.
.
A utilidade do Anel Viário
Rumamos para o sudoeste do Estado e economizamos muito tempo utilizando perimetrais e anéis viários. O grande fluxo de carretas e carros de passeio em viagens, que utilizam os anéis viários, gera segurança e economia de combustível, pois se fosse para encarar o trânsito central de todas as cidades a beira do caminho estaríamos ainda enrolados ao longo do trecho.
O anel viários seria a "mão na roda" para o progresso de Ji-Paraná e organização das vias centrais. Ainda estamos orando para que a obra saia o mais rápido possível.
Continuando nossa saga, passamos Capitão Leônidas Marques, chegamos a Francisco Beltrão, Marmeleiro e na capital do Sudoeste do Paraná e Pato Branco (Daí!). O ápice foi visitar Itapejara D’Oeste, que mesmo não constando no "Guia 4 Rodas", comunico que foi nela onde em 1974, nasceu o jornalista Santiago Roa Junior. Cidade limpa, bela, organizada, pequena e com um jeito de cidade do interior digno de cenário de novela das seis.
.
X-Polenta
.
A jornalista Luciane Machado degusta o X-Polenta em Pato Branco Daí!
Na véspera do Natal, junto com nossa prima Nelci Morelatto, fomos até o Pancito (www.pancito.com.br), experimentar mais uma invenção da "Gringaiada". Trata-se do X-Polenta, que na verdade não tem pão e sim duas camadas arredondadas da melhor polenta da região. O prato vem recheado com bacon, calabresa, queijo, tomate, cebola, ovo e rúcula. Uma delícia inventada por Luis Alberto Behne. Ele e o sócio Adejir Chicoski tocam o estabelecimento com o prato carro chefe que a cada dia ganha mais admiradores.
Santiago com os proprietários do Pancito e o inventor do X-Polenta é o da direita
.
Momento de Emoção
Visitar minha madrinha de batismo foi de derrubar lágrimas de qualquer marmanjo. Madrinha Noeli Dalmolin, que recentemente teve uma perna amputada em decorrência do diabetes, e que hoje luta firme contra a doença. Foi uma dádiva, pois ingratamente fiquei 20 anos sem vê-la. Tentei redimir a falta de visitas, que foi respondido com um presente. Ganhei um relógio, onde ela profetizou que seria muito útil para as minhas narrações de futebol na próxima Copa do Mundo em 2014. Deus te ouça madrinha!
Outro momento interessante foi a ceia de natal com parentes que não via há muito tempo. Minha esposa, Luciane, pôde em sua primeira visita ao Sul, ver o tipo italiano de ser, com a junção dos parentes no almoço do dia 26.
"Parecem que vão brigar o tempo todo, pois falam alto, gesticulando, e todos ao mesmo tempo", disse Lu impressionada com o jeito que todos se entendem e com harmonia.
Eu recebendo meu presente de aniversário da Madrinha Noeli
.
Não posso perder
X-Polenta em Pato Branco
Conhecer a terra da "Bozena" (Toma lá dá cá).
Comprar Salame e Queijo nas vendas coloniais
Fazer o Turismo Rural
Entrar nas cidades pequenas para conhecer o estilo pacato da vida no Sul.
.
Não tem como fugir
Das curvas do interior do Paraná
Dos motoristas "doidos" ao volante
De salame bom e salame ruim!
Da cara de estranheza do povo reparando em placa do carro.
Da placa "Atenção Declive" que na verdade são consideradas por nós do Norte como serras perigosíssimas!
.
Se puder evite
Chamar Paranaense de Gaúcho
Rir quando alguém falar com sotaque. Exemplo: Carro = "Cáro", Terra = "Téra", Caminhão = "Caminhôn" e etc.
Achar que conhece a estrada e sair ultrapassando na doida.
Falar bem de Pato Branco estando em Francisco Beltrão.
Falar bem de Francisco Beltrão estando em Pato Branco.
.
Próxima etapa
Belezas do Paraná e Santa Catarina!

2 comentários:

LUALUAR disse...

Querido Junior

Li este trecho do Blog para sua madrinha Noeli e ela ficou muito contente e feliz por que você nao esqueceu dela.
E disse que a Profecia irá se cumprir e que ela quer ouvri você narrando a copa do mundo por que Categoria você tem , diz toda orgulhosa sua dindinha.
Adorou ver se ao seu lado.
Um beijo amado nosso. Beijos a as Lus de sua vida e nossas. A D cata tb

LUALUAR disse...

Ola querido Junior

Sua madrinha ficou muito feliz e orgulhosa quando li este trecho para ela.
Ela disse que a profecia se cumprirá e que ela terá a alegria de ouvi-lo narrar a copa do Mundo, sim.
Grande beijo a vc, e as Lus de sua vida e nossa e a sua mami cata.